1 / 0

News construtora jn

News construtora jn

Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades da Construtora JN

Brises vegetais: o que agregam aos interiores

brises vegetais na fachada de empreendimentos

Tempo de leitura: 5 minutos

Presentes no icônico Casa Batel, os brises são estruturas que agregam diversas vantagens às construções que os incorporam. Pela funcionalidade que proporcionam, esses elementos vêm, cada vez mais, se tornando uma aposta entre arquitetos e reforçando tendências sustentáveis como os brises vegetais. Confira abaixo!

Economia com os brises vegetais

Indo além das vantagens dos brises convencionais, os brises vegetais têm estado a cada dia mais presentes em projetos arquitetônicos contemporâneos, principalmente nos que aderem à arquitetura sustentável.

Entre as grandes vantagens desses elementos está a economia que eles proporcionam às residências. Um dado que demonstra isso é que os brises vegetais são capazes de absorver até 90% do calor retido pelas paredes.

Essa absorção do calor favorece o consumo energético da construção por mantê-la mais refrescada e reduzir o uso de sistemas de climatização artificial, como o ar-condicionado.

Qualidade do ar

A presença de brises vegetais eleva a qualidade do ar nos interiores das construções. Isso porque a camada de vegetação reduz a poluição atmosférica ao filtrar substâncias poluentes, gases e resíduos que circulam pelo ar.

Além de aprimorar a umidade interna, as espécies que compõem esse tipo de brise armazenam CO2, composto químico que contribui para o aquecimento global, e liberam oxigênio constantemente através da fotossíntese.

Dessa forma, residir em projetos arquitetônicos que incorporam brises vegetais proporciona o privilégio de viver com ar puro, continuamente renovado pela ação da natureza.

Conforto térmico e acústico

Conforto acústico através dos jardins verticais

Assim como os jardins verticais, os brises vegetais conservam temperaturas agradáveis no interior das construções, evitando o excesso de calor.

Esse recurso contribui para os ambientes, tornando-os mais refrescantes de forma passiva, e para o isolamento acústico da construção, pois atua como elemento que barra e/ou absorve a incidência de ruídos externos.

Em projetos como o Casa Batel, além dessa funcionalidade dos brises o conforto térmico e acústico dos moradores será complementado com recursos como portas com atenuação acústica por guilhotina retrátil, isolamento com nível superior à norma de desempenho e esquadrias termoacústicas de alta performance com vidro laminado. 

Manutenção e valorização do imóvel

Presença da natureza no dia a dia

Outra vantagem proporcionada pelos brises vegetais são os baixos custos com manutenção. Esta consiste em eventuais podas, fertilização e uma quantidade adequada de rega, que pode ser realizada com irrigação automatizada – recurso que irá regar as floreiras da fachada no Casa Batel.

A aplicação de fertilizantes, por exemplo, pode ser realizada anualmente. Além de serem um bom investimento a longo prazo, os brises vegetais reforçam, principalmente nos meios urbanos, a tendência do paisagismo natural.

A integração de vegetação promove a presença da natureza no dia a dia das pessoas, torna os ambientes mais saudáveis e produtivos, eleva a durabilidade das construções devido à queda da amplitude térmica e, com isso, favorece o custo-benefício dos empreendimentos, valorizando ainda mais o imóvel.

Brises no Casa Batel

Fachada do empreendimento Casal Batel, da Construtora JN
FACHADA – CASA BATEL

Lançamento da Construtora JN, o Casa Batel irá concretizar, em uma das regiões mais nobres da cidade, um projeto que une elegância, tradição e uma sofisticada releitura arquitetônica.

Com residências suspensas que incorporam a alma de uma casa, esse icônico empreendimento é marcado pela tendência dos brises e por elementos arquitetônicos como aberturas e grandes vãos, que irão refletir a simplicidade e a força do modernismo.

Assinado por renomados escritórios de Curitiba, o Casa Batel irá propor um novo jeito de viver, por meio de um projeto que desperta o desejo de morar.

Leia mais: Práticos e sustentáveis: as vantagens dos patinetes elétricos

Fonte: Archtrends e CicloVivo

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.