1 / 0

News construtora jn

News construtora jn

Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades da Construtora JN

4 formas de agregar tons rústicos aos interiores

Móveis da cozinha em tons rústicos

Tempo de leitura: 4 minutos

Seja no campo ou na cidade, a decoração rústica agrega aos interiores a sensação de aconchego típica da vida longe dos centros urbanos, com calmaria e tranquilidade.

Por meio de texturas, revestimentos ou demais elementos do espaço, é possível conferir ao lar tons rústicos que tornarão ele mais agradável e acolhedor, independentemente de sua localização. Confira abaixo!

Revestimentos que agregam tons rústicos

A decoração rústica abrange diversos tipos de revestimento, como tijolos aparentes, pedra, ferro e madeira, que criam a atmosfera aconchegante característica dessa composição.

A aplicação de madeira, por exemplo, é ideal para revestir pisos, paredes, tetos, móveis e agregar aos interiores uma atmosfera típica de casa de campo.

Em espaços gourmet como cozinhas ou churrasqueiras, por sua vez, o uso de tijolos aparentes, ferro forjado e tons terrosos agrega tons rústicos, tornando os ambientes mais acolhedores e convidativos para os ocupantes.

Texturas

Quarto de casal com texturas rústicas

Para além de elementos como lareiras ou iluminação natural plena, na decoração rústica tecidos e texturas são essenciais para estimular a sensação de bem-estar e a permanência nos espaços.

Do couro à fibra, a aplicação de tapetes sobrepostos, por exemplo, agrega uma combinação interessante de espessuras e texturas, que harmoniza a estética rústica com um visual despojado e contemporâneo.

Em móveis, mantas e estofados, a lã e o tricô contribuem com agradáveis texturas, que elevam o conforto térmico do ambiente e o tornam mais acolhedor visualmente. O uso de estampas orgânicas e tecidos naturais é ideal para unir peças leves com os itens predominantes do espaço.

Materiais naturais

Recursos e materiais naturais, por sua vez, são outros elementos característicos de ambientes que incorporam tons rústicos.

Nesse tipo de decoração, ganham destaque elementos naturais como luz solar, cobre, bambu, fibras naturais e vidro, aplicados em itens decorativos e até na mobília que compõe os espaços.

Outro material natural, a madeira, segue predominante também nos elementos que integram os interiores, como em móveis ou painéis que conferem tons rústicos às residências e aquecem os ambientes.

Tons rústicos com itens decorativos

Decorações para a casa em tons rústicos

Diversas são as possibilidades de remeter à estética rústica com itens decorativos. Uma alternativa é por meio do estilo Shabby Chic, ideal para esse tipo de decoração, pois agrega uma estética vintage que contribui para a personalização dos espaços.

Bem como peças em cobre ou bronze, o ferro forjado, citado acima, agrega tons rústicos em diversos tipos de itens, desde os menores, como chaleiras e bules, até elementos maiores, como grades e janelas.

Objetos como vasos, esculturas e quadros em argila ou porcelana também elevam a atmosfera campestre dos ambientes, remetendo à beleza bucólica característica do estilo rústico.

Além de incorporar elementos com alta durabilidade, a decoração rústica eleva os ares convidativos da residência, alia conforto e simplicidade e torna os interiores mais aconchegantes para o convívio e para momentos relaxantes.

Leia mais: 5 elementos que despertam a sensação de aconchego no lar

Fonte: Casa Vogue, Viva Decora, Westwing e homify

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.