Os benefícios da eficiência energética nos empreendimentos

Tempo de leitura: 4 minutos

Característica essencial dos projetos da Construtora JN, a eficiência energética tem sido foco de empresas que prezam pelo consumo consciente, especialmente em construções sustentáveis. Confira abaixo algumas das vantagens que ela oferece aos moradores, à construção civil e ao meio ambiente.

Economia com eficiência energética

Uma das formas de obter eficiência energética em um empreendimento é pela incorporação, na infraestrutura, de materiais que geram economia.

Nesse sentido, o vidro tem sido cada vez mais utilizado na arquitetura pelos projetistas. Além da vantagem térmica – dada a sua característica retenção de calor –, esse material colabora para a redução do uso de iluminação artificial e de aparelhos de refrigeração.

No A.I.R. Cabral, por exemplo, o vidro das esquadrias termoacústicas de alta performance agrega conforto térmico, lumínico e acústico. Dessa forma, proporciona mais economia energética para os moradores do empreendimento.

Vantagens sustentáveis

Eficiência energética através dos painéis solares

Outras vantagens que a eficiência energética de um empreendimento oferece estão relacionadas com a sustentabilidade. O consumo racional de energia reduz a emissão de CO2 na atmosfera, um dos gases que mais agride o meio ambiente.

A implantação de recursos de energia limpa, por exemplo, é uma alternativa que proporciona eficiência energética, por meio da geração e utilização de matrizes renováveis, resistentes e de menor impacto ambiental.

No Dolce Vita Residenziale, a geração de energia solar através de placas fotovoltaicas agrega ao empreendimento atributos sustentáveis como inovação, consumo energético consciente e preservação do meio ambiente.

Qualidade ambiental interna

Por incorporar recursos alternativos que geram mais conforto nos ambientes, a eficiência energética favorece a qualidade ambiental interna das construções.

Ao reduzir ou dispensar o uso de fontes artificiais de energia e de aparelhos de climatização, que emitem gases poluentes e alteram a qualidade do ar, a eficiência energética possibilita melhorar a experiência dos moradores de um imóvel e preveni-los de problemas respiratórios e demais males.

Desempenho energético do edifício

A incorporação de tais recursos tende a aprimorar os processos internos da construção, elevando seu desempenho energético. No A.I.R. Cabral, este fator é assegurado, por exemplo, pelo quesito “Energia e atmosfera” da Certificação GBC Condomínio.

Ao corresponder aos critérios desse item, o empreendimento incorpora envoltórias com alto desempenho, instalações elétricas de qualidade, que operam de forma econômica, entre outros recursos.

Eficiência energética no A.I.R. Cabral

Sustentabilidade incorporada no A.I.R. Cabral

Alinhado aos pilares da sustentabilidade, o A.I.R. Cabral incorpora diversas práticas e elementos que asseguram sua eficiência energética. Para isso, emprega conceitos sustentáveis desde a concepção de seu projeto até a execução de sua obra.

Entre esses elementos e práticas estão: o uso racional de energia na obra; a priorização de fontes de energia menos agressivas; a otimização do desempenho energético; e a realização de uma consultoria de eficiência energética.

Dessa forma, construções como o A.I.R. Cabral comprovam que é possível aliar qualidade construtiva e funcionalidade a consumo consciente de energia.

Leia mais: Uso eficiente da água no A.I.R. Cabral

compartilhar no facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.