1 / 0

News construtora jn

News construtora jn

Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades da Construtora JN

O impacto da pandemia e do home office no mercado imobiliário

análise do cenário econômico - JN

Tempo de leitura: 6 minutos

A pandemia provocou diversas mudanças no cenário econômico, particularmente no mercado imobiliário. O prolongado período de isolamento e, com ele, a consolidação do home office desencadearam mudanças de hábito nos consumidores, nas empresas do ramo e nos produtos e serviços ofertados por elas. Confira abaixo.

Do home office a espaços maiores

Nessa nova realidade, a preferência por imóveis compactos dá lugar à residências com maior metragem, que tenham cômodos extras ou que possam ser adaptadas para o trabalho remoto.

A maior permanência em casa estimulou a demanda por imóveis mais espaçosos, que atendam às necessidades contemporâneas dos consumidores. Nessa tendência, encaixam-se apartamentos com plantas flexíveis, áreas externas e cozinhas abertas.

O A.I.R. Cabral, localizado em Curitiba, é um empreendimento que atende a todas essas demandas, pois contempla, em suas plantas, espaços para home office, apartamentos com metragens que variam de 190 m² a 320 m² e amplas cozinhas integradas às salas.

Localização dos imóveis

Foto vista de cima A.I.R. Cabral - JN

Em consequência do maior tempo de permanência em casa, a localização dos empreendimentos passou a ser ainda mais significativa no dia a dia dos moradores. No contexto do home office, a proximidade com o local de trabalho perdeu relevância. Foi substituída por um diferencial mais importante para o momento: qualidade de vida.

Atualmente, bairros que proporcionam acesso a lazer, natureza e conveniências são mais valorizados no mercado. A região do A.I.R. Cabral, por exemplo, é um grande diferencial do empreendimento – uma das áreas mais arborizadas da cidade, próximo a praças, parques, refinados pontos gastronômicos e demais facilidades.

Crescimento de startups no cenário econômico

No reaquecimento do mercado imobiliário em meio à pandemia, as startups destacaram-se no setor. Durante esse período, o aumento do número de clientes de imobiliárias deu-se devido a diversos tipos de serviço:

  • O uso de ferramentas digitais que otimizam e aprimoram o processo de aquisição de imóveis.
  • Plataformas que asseguram renda mensal aos proprietários de imóveis locados, mesmo mediante atraso dos inquilinos.
  • Sistemas tecnológicos que analisam dados e cruzam perfis que têm afinidade para unir usuários em busca de residência compartilhada.

Somado a esses serviços, outros fatores que favoreceram a atuação das startups foram as baixas taxas de juros e as atrativas opções de financiamento imobiliário.

Imóveis sustentáveis

Fachada prédio com área verde - JN

A primazia por mais qualidade de vida não se limita somente aos hábitos dos moradores. Ela se expande à forma de consumir e de selecionar um imóvel. A estadia prolongada nas residências ocasionou uma maior preocupação com o impacto ambiental provocado por hábitos e escolhas.

Dessa tendência, surge um estilo de vida sustentável, que prioriza imóveis localizados próximo a áreas verdes ou construções com conceito ecológico: desde a escolha de materiais com bom desempenho ambiental até a implantação de sistemas sustentáveis, por exemplo painéis de energia solar – como os utilizados no Dolce Vita Residenziale.

Segundo a Green Building Council (GBC), organização responsável pela certificação LEED de sustentabilidade, empreendimentos que incorporam conceitos e aplicações sustentáveis podem ter valorização até 30% maior que imóveis convencionais.

O A.I.R. Cabral é um projeto que também se destaca nesse aspecto, pois integra diversas soluções sustentáveis, como irrigação paisagística, tomadas para veículos elétricos, reúso de água da chuva e sistema de contenção de cheias.

Leia mais: 4 ambientes com elementos minimalistas do A.I.R. Cabral

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.