1 / 0

News construtora jn

News construtora jn

Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades da Construtora JN

6 dicas para investir corretamente em um imóvel

6 dicas para investir corretamente em um imóvel - Construtora JN

O sonho de conquistar um imóvel próprio é um desejo compartilhado por muitas pessoas. Porém, antes de fazer qualquer escolha é necessário planejar e seguir alguns critérios, a fim de evitar frustrações ou problemas financeiros futuros. Confira abaixo alguns pontos importantes a serem seguidos.

Tipo de imóvel

Na hora de investir, alguns imóveis podem ser mais econômicos que outros, portanto, é importante analisar o tipo e quais são as vantagens que cada um traz. Imóveis na planta, por exemplo, costumam ser de 20 a 30% mais barato que projetos finalizados. Já os prontos para morar, considerando o tamanho do imóvel e a localização, são uma boa opção para quem quer obter uma renda mensal fixa por meio de aluguel. Nesse caso, plantas com dois ou três quartos são as mais procuradas. Em relação aos terrenos, investir neles também pode ser um bom negócio futuro, principalmente para imóveis em regiões em desenvolvimento e crescimento comercial.

Planeje-se

Evite futuras dívidas e faça uma simulação realista de crédito, com os valores de entrada e das parcelas referentes ao imóvel em questão. Analise quanto você consegue investir de entrada na casa ou no apartamento, se a sua renda mensal é capaz de abater as demais parcelas e quais tipos de financiamento podem ser úteis na compra do imóvel. Por meio do FGTS, por exemplo, é possível quitar parcelas ou dar uma entrada com um valor maior.

Pesquisa prévia

Quando encontrar um empreendimento do seu interesse, é ideal pesquisar sobre a construtora responsável por ele, verificando informações básicas como o Registro de Incorporação (RI), que determina se aquele projeto teve aprovação dos órgãos competentes. Se houver alguma possibilidade futura de vender ou locar o imóvel, pesquise por projetos que tenham como diferenciais a arquitetura e o design, que podem ter um valor maior no mercado.

Taxa de retorno

No caso acima, de investir em um imóvel para locar ou revender, é necessário aprender a calcular a taxa de retorno, considerando gastos como mobília, impostos, valor do imóvel e das possíveis reformas. Para chegar ao lucro que você teria caso comprasse e alugasse o imóvel, basta dividir o valor total do investimento (incluindo todos os impostos e taxas), pelo valor líquido que você lucraria com o aluguel.

Estrutura do imóvel

Vários fatores podem encarecer ou barretear um imóvel, por isso, antes de escolhê-lo, leve em consideração o que é primordial para o seu estilo de vida. Além de analisar se a planta de fato atende às suas necessidades, como pela quantidade de cômodos e pela localização, veja se a infraestrutura do imóvel corresponde às suas necessidades: áreas de lazer fazem diferença no seu dia a dia, uma academia, uma lavanderia? Valeria a pena no seu orçamento pagar um valor maior de condomínio para ter mais áreas como essas?

Contrato

Ao encontrar o imóvel que corresponde às suas exigências, é essencial atentar-se ao contrato que você irá assinar. Para evitar possíveis problemas futuros, verifique se nos papéis constam cláusulas indispensáveis como a identificação das partes, a descrição do imóvel, os valores e as condições, as certidões de débito, a entrega das chaves, a quebra de contrato e as responsabilidades de ambas as partes. Também é primordial analisar cautelosamente a documentação referente ao próprio imóvel, principalmente se for uma compra direta com o proprietário. 

Estando atento aos critérios, cresce a possibilidade de encontrar um imóvel que corresponda à busca do cliente, que traga segurança e que caiba em seu orçamento, sem problemas financeiros ou contratuais. Os consultores da Construtora JN estão sempre à disposição para auxiliar os clientes quanto às dúvidas que envolvem o universo imobiliário.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.