Wood Frame: construções ágeis, confortáveis e sustentáveis

Tempo de leitura: 4 minutos

O avanço da construção civil abre portas para métodos que vão além da tradicional execução de projetos em alvenaria. Uma vertente de sistemas mais ágeis, produtivos, eficientes e sustentáveis vem se destacando internacionalmente: o Wood Frame. Saiba mais abaixo.

O conceito do Wood Frame

Consagrado nos Estados Unidos e em alguns países europeus, o Wood Frame caracteriza-se por ser um sistema construtivo que utiliza perfis de madeira, quase na totalidade dos projetos, para executar as obras de maneira ágil e sustentável.

Boa parte da produção do sistema Wood Frame é realizada em fábrica, de modo que todas as medidas são alinhadas previamente. Dessa forma, há um considerável ganho de tempo.

Os painéis – tão resistentes quanto os projetos convencionais de alvenaria – são transportados para o canteiro de obra já prontos para a montagem da construção.

As etapas do sistema Wood Frame

Como implementar o sistema Wood Frame

Um projeto executado dentro do sistema Wood Frame geralmente tem como primeira etapa a instalação da estrutura de madeira que irá sustentar toda a construção.

Em seguida, é realizado o preenchimento das paredes com mantas de lã de rocha ou de vidro, que atuam como isolantes térmicos, garantindo o conforto térmico no interior da construção.

Após a instalação das paredes – nas quais também são inseridas placas de madeira OSB (Oriented Strand Board, em português “chapa de tiras de madeira orientadas”), gesso acartonado e placa cimentícia – são feitas aberturas para inserir instalações elétricas e hidráulicas. Por fim, são executados a cobertura, a vedação do projeto e o acabamento externo.

Tanto o gesso acartonado quanto as placas cimentícias desempenham um importante papel, principalmente em áreas que recebem fluxo de água, como banheiros e cozinha, evitando vazões ou infiltrações na construção. Sobre esses materiais costumam ser aplicados um selador acrílico antifungo, a pintura e revestimentos como azulejo.

Vantagens do Wood Frame

Diversas são as vantagens que o sistema Wood Frame agrega ao setor da construção civil.

  • Sustentabilidade: uma das principais características dessa modalidade construtiva é o uso de madeira proveniente de reflorestamento ou de espécies abundantes e de rápido crescimento, como o pinus e o eucalipto.

Além de promover construções sustentáveis, o Wood Frame contribui para a preservação do meio ambiente por meio da redução dos resíduos gerados pelas obras.

  • Agilidade: praticidade e agilidade na construção são outras vantagens do Wood Frame. Como as estruturas dos projetos são produzidas previamente em fábrica, há maior agilidade no prazo e na entrega das obras e maior controle sobre o tempo e os custos do empreendimento.

Essa característica agrega uma série de benefícios à construção civil, como produtividade, segurança e controle de qualidade.

O uso do sistema Wood Frame na prática
  • Conforto termoacústico: por ter a madeira como protagonista, as construções Wood Frame proporcionam mais conforto térmico e acústico aos ocupantes. A madeira é capaz de absorver até 40 vezes menos calor que a convencional alvenaria.

Além do bom desempenho térmico, que mantém temperaturas agradáveis nos interiores, a madeira possui alta capacidade de atenuação e absorção sonora, devido à sua natureza porosa.

Diante disso, o sistema se apresenta uma modalidade construtiva promissora, que contribui para a qualidade construtiva dos projetos, para a agilidade de execução e entrega das obras e para a sustentabilidade na construção civil.

Leia mais: Os benefícios da eficiência energética nos empreendimentos

Fonte: Gazeta do Povo e Viva Decora

compartilhar no facebook
2 Comentários
  1. Gerson Rodrigues
    Gerson Rodrigues
    07 ago 21 at 16:54

    A praticidade e a sustentabilidade são importantes fatores na modernização de todos os processos produtivos ou no caso, construtivos…muito bom

    Reply
    • Construtora JN
      Construtora JN
      26 nov 21 at 17:57

      Olá,Gerson! Que bom que tenha gostado. Continue acompanhando o nosso blog.

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.