1 / 0

News construtora jn

News construtora jn

Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades da Construtora JN

Tecnologia solar nas construções: das fachadas aos telhados

Como funciona a tecnologia solar

Tempo de leitura: 4 minutos

Em resposta às questões ambientais e em prol da segurança energética, o mercado da construção civil vem incorporando aos projetos arquitetônicos estratégias de tecnologia solar que permitem que edifícios produzam energia própria de modo autossustentável. Confira abaixo!

Novos rumos da tecnologia solar

As mudanças climáticas têm impulsionado uma série de medidas e estratégias para reduzir impactos ambientais ligados à atividade humana. Uma delas refere-se à integração de energia solar nas construções, recurso cada vez mais utilizado diante da escassez das fontes convencionais.

Mundo afora, companhias vêm usando energia solar aliada à tecnologia, com métodos inovadores que dão novos rumos à sustentabilidade na construção civil. Por exemplo, a Mitrex, empresa canadense de energia solar, é uma das organizações que, além da geração desse recurso, agrega funcionalidade, estética e economia às construções.

Cada vez mais, soluções inovadoras de tecnologia solar podem substituir materiais construtivos convencionais em diversas partes das construções, em elementos que vão desde claraboias até a fachada dos empreendimentos.

Revestimento solar

Uma das soluções de tecnologia solar da Mitrex que aliam geração de energia limpa e design refere-se a um revestimento solar personalizável e capaz de reproduzir qualquer material, de porcelana a acabamentos naturais como a madeira e o mármore.

Além da versatilidade de cores, formas, texturas e padrões, o revestimento solar pode ser produzido em distintos tamanhos de painel, com bordas de dimensões que favorecem a aplicação nas construções e de acordo com a necessidade do projeto.

Energia solar no vidro

Outra tecnologia ligada à energia solar, esta aplicada em produtos ou superfícies de vidro, é a Mitrex Solar Glass, recurso fotovoltaico que utiliza célula de silício monocristalino ou uma avançada tecnologia de película fina solar. Ambas podem ser integradas a quaisquer materiais para produzir energia limpa.

Atuando de forma independente, essas soluções tecnológicas expandem as possibilidades de uso da energia solar, pois suas aplicações abrangem desde grades até janelas e de projetos residenciais ou comerciais à infraestrutura urbana, sem comprometer a funcionalidade ou o desempenho do material ao qual são incorporadas.

Benefícios da inovação na energia solar

Soluções como essas tendem a impulsionar o uso de energia solar na arquitetura sustentável e na construção civil como um todo, reduzindo a pegada de carbono das cidades e suprindo a alta e constante demanda de energia.

Além disso, por integrarem tecnologia solar opaca avançada ou transparente, esses recursos possibilitam, como dito acima, a personalização de tamanhos e demais aspectos, o que amplia ainda mais a quantidade de energia gerada. Graças à aparência uniforme dessas tecnologias, também não há interferência na estética estrutural das construções.

Além do alto potencial de alimentação, de forma independente, de toda a demanda energética do imóvel, esses inovadores recursos de tecnologia solar são capazes de gerar uma economia de até 90% no consumo de energia, dependendo do tipo de sistema.

Em Foz do Iguaçu, a Construtora JN reforça seu compromisso com a sustentabilidade por meio da geração de energia solar com o uso de placas fotovoltaicas no Dolce Vita Residenziale, sofisticado empreendimento que une inovação, tecnologia e beleza arquitetônica.

Foto fachada Dolce Vita Residenziale
DOLCE VITA RESIDENZIALE – FOZ DO IGUAÇU

Leia mais: Brasil é o 9º país que mais instala energia solar no mundo

Fonte: ArchDaily

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.