1 / 0

News construtora jn

News construtora jn

Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades da Construtora JN

As tecnologias sustentáveis do mercado imobiliário

Construtora JN - As tecnologias sustentáveis do mercado imobiliário

Tempo de leitura: 7 minutos

Sustentabilidade é um pilar que vem sendo cada vez mais incorporado ao mercado, assim como ocorre no setor da construção civil e do mercado imobiliário. Por ser uma das áreas que mais utiliza recursos naturais e energéticos, surgiu a construção sustentável, que adota tecnologias e procedimentos inovadores para causar o menor impacto ambiental possível. Confira algumas abaixo.

Telhado Verde

Muitas cidades carecem de regiões arborizadas, e é para isso que se aplicam os telhados verdes: são espécies de jardins suspensos, aplicados sob o telhado de edifícios, casas e demais construções. Geralmente, eles são compostos por plantas que demandam pouca manutenção e cuidados. Em troca, tem-se um isolante térmico, a melhoria da qualidade do ar e economia energética. Outra vantagem é a redução do risco de enchentes, já que essa solução é capaz de drenar melhor a água da chuva.

Painéis solares

Com o impulsionamento da tecnologia, os painéis solares vêm se tornando cada vez mais potentes, e a resistência ao uso desse recurso vem amenizando. Além de a busca por soluções sustentáveis ter aumentando consideravelmente, o custo direcionado aos painéis solares tem sido compensado pela energia gerada por eles, já que, atualmente, um painel pode proporcionar uma economia de 50% a 90% nas contas de luz, de acordo com o seu tipo. O avanço tecnológico é tanto, que permite que a energia captada seja armazenada em baterias estacionárias, capazes de fornecer energia a uma residência por até quatro dias.

Softwares

Planejamento é tudo, e com soluções sustentáveis não deve ser diferente. Para evitar gastos desnecessários e garantir uma construção mais eficiente, existem softwares capazes de identificar em quais locais da construção há um consumo de energia maior, como pontos que excedem o uso de ar-condicionado ou de luz artificial. Identificando o problema, pontuam-se soluções para otimizar o consumo energético, como investir em mais iluminação e ventilação naturais, ou em isolantes térmicos. Também existem plataformas digitais que auxiliam na redução do uso de recursos naturais em algumas tarefas, como substituir o uso de papéis por documentos digitais, por exemplo.

Construção modular

Com o intuito de fugir dos modelos de construção que geram desperdício ou consumo exacerbado de recursos naturais, surgem os sistemas industrializados de construção off-site, que resultam em desperdício quase zero. Esse tipo de sistema incentiva a reciclagem, já que a construção pode ser montada e desmontada, causando o menor impacto possível, além de possuir alta durabilidade. Uma construção sustentável proporciona flexibilidade, já que a edificação pode ser modificada sempre que houver necessidade.

Telhas ecológicas

Outra alternativa sustentável e inovadora são as telhas ecológicas. Esses recursos são produzidos com alta tecnologia por meio de fibras naturais ou de materiais reciclados, que resultam em uma estética clean e moderna. Além de dispensar o uso de itens degradantes ao meio ambiente ao longo da fabricação, as telhas ecológicas tendem a ser mais econômicas, agregam conforto térmico e evidenciam a importância da reciclagem.

A construção consciente se faz cada vez mais importante no mercado imobiliário. A Construtora JN agrega a sustentabilidade em seus projetos, como no caso do A.I.R. Cabral, em que ela segue critérios como uso eficiente da água, energia e atmosfera e qualidade ambiental interna, que resultarão na certificação GBC Brasil Condomínio.

Leia mais: A tecnologia agrega inovação nos mais diversos meios, assim como no mercado imobiliário, com soluções que revolucionam essa área. Confiraas tendências de tecnologia em segurança do mercado imobiliário.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.