1 / 0

News construtora jn

News construtora jn

Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades da Construtora JN

Por que morar em um empreendimento cercado de áreas verdes?

Construtora JN - Por que morar em um empreendimento cercado de áreas verdes?

Tempo de leitura: 9 minutos

A fuga do caos urbano e a aproximação da natureza são tendências cada vez mais integradas não só dentro no imóveis, mas nas áreas que os abrangem. Empreendimentos construídos em áreas verdes são grandes atrativos aos olhos dos consumidores, pelas vantagens que eles oferecem para o bem-estar, para a saúde e para o próprio imóvel em si. Confira abaixo algumas delas.

Qualidade do ar

Em bairros mais arborizados e cheios de vida, o ar que respiramos é bem melhor. Isso porque as folhas das árvores e dos arbustos servem como verdadeiros filtros das substâncias que circulam pela atmosfera – tanto os poluentes como a poeira, quanto os gases que nós mesmos liberamos ao expirar, como é o caso do dióxido de carbono. Além de armazenarem o CO2 em um processo que vai contra o aquecimento global, as árvores estão constantemente liberando oxigênio por meio da fotossíntese, o que significa ar puro sempre renovado para os residentes do bairro.

Saúde em dia

Com o agito da vida urbana, a tendência é termos cada vez menos contato com a natureza, portanto, reestabelecer essa conexão é um hábito importantíssimo, especialmente para a saúde. Além de reduzir o estresse, o contato com áreas verdes pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas e crônicas, aprimora as atividades respiratórias e ameniza os sintomas de transtornos como depressão e ansiedade. Um estudo desenvolvido por pesquisadores de uma universidade australiana, feito com 46 mil pessoas durante 6 anos, aponta que os moradores de bairros arborizados têm aproximadamente 31% menos chances de desenvolver problemas mentais.

Temperaturas amenas

Um clima agradável também contribui para a sensação de bem-estar e de conforto térmico. Diversos estudos comprovam que, quanto mais arborizada é uma cidade, mais fresca tende a ser a temperatura, e menos calor ela retém. Esse fenômeno ocorre devido a um processo realizado pelas árvores chamado de evapotranspiração, em que elas liberam água em forma de vapor, por meio dos poros das folhas e dos caules. Quanto menor é a concentração de árvores e maior é a de prédios e asfalto, maior é a temperatura da região, podendo ser até 14ºC mais quente que os bairros verdes.

Economia energética

Com as temperaturas amenas, espera-se que os gastos com energia elétrica diminuam, já que a necessidade de utilizar ventiladores ou ar-condicionados para resfriar os ambientes, tende a ser menor. No inverno, por exemplo, as sombras das árvores auxiliam a manter a atmosfera fria, ao mesmo tempo em que os troncos e galhos bloqueiam as rajadas de vento contra as construções.

Bom investimento

Para quem se aventura no mercado imobiliário, ou até mesmo para quem pretende vender ou alugar o seu imóvel futuramente, adquirir uma casa ou apartamento situados em áreas verdes é um ótimo investimento, que pode tornar o imóvel mais chamativo. Trata-se de uma tendência mundial cada vez mais forte, que pode valorizar o imóvel em até 16%, como aponta um estudo feito por uma multinacional sueca. O comprador, por sua vez, precisa ficar ciente de que terá que investir um valor maior, mas que, no fim das contas, será compensado por todos os benefícios proporcionados pela localização e pelo bem-estar do bairro arborizado.

Incentivos na rotina

Uma vez residindo em um bairro cercado por natureza, torna-se mais fácil estabelecer contatos mais frequentes com ela. As áreas verdes acabam sendo um grande incentivo para as pessoas fazerem atividades ao ar livre, em praças, ciclovias ou parques, seja uma corrida, uma caminhada ou meditações. Duas horas semanais em regiões arborizadas já proporcionam benefícios para a saúde e para o bem-estar a longo prazo. Com mais sombras, com a temperatura equilibrada, e com o curto deslocamento para realizar atividades próximas às áreas verdes, a qualidade de vida dos moradores só tende a ser melhorada.

Por isso, na busca por um imóvel, opte por aqueles que são cercados de natureza, e que irão proporcionar maior conforto, bem-estar, saúde e a valorização do seu lar. O A.I.R. Cabral, empreendimento em construção pela Construtora JN em Curitiba, é um belo exemplo de um projeto que foi implantando estrategicamente em uma das áreas mais arborizadas da cidade, e cercado de pontos comerciais para facilitar o dia a dia.

Leia mais: Tratando-se de natureza, são várias as formas de trazer um pouco de verde para os interiores, agregando na saúde e na estética do ambiente. Confira 5 maneiras de acrescentar a natureza na decoração.

2 Comentários
  1. NilvO
    NilvO
    04 jun 20 at 11:20

    Achei interessante, gostaria de receber o material de apresentação digital.

    Reply
    • Construtora JN
      Construtora JN • Post Author •
      05 jun 20 at 11:01

      Olá Nilvo, bacana! =) Pode nos passar o seu e-mail, por gentileza? Ou enviar um e-mail para antonio@construtorajn.com.br, que nós te encaminhamos o material. Tenha um ótimo dia!

      Reply

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.