1 / 0

News construtora jn

News construtora jn

Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades da Construtora JN

Plantas terapêuticas: 5 espécies benéficas para a saúde

Como utilizar as plantas terapêuticas no dia a dia

Tempo de leitura: 5 minutos

Sabe-se que o contato com a natureza proporciona benefícios diversos à saúde. No Brasil, país com a maior flora do mundo, existem mais de 43 mil espécies vegetais registradas, das quais 10 mil são plantas terapêuticas. Confira abaixo algumas delas que beneficiam tanto a saúde quanto o bem-estar.

Plantas terapêuticas com efeito calmante

Uma planta medicinal ideal para quem busca a sensação de calmaria no dia a dia é a camomila. Bastante utilizada em infusões com o intuito de reduzir os efeitos da ansiedade, ela está entre as plantas medicinais mais antigas e possui alto potencial calmante.

Isso porque as propriedades da camomila estimulam a sensação de relaxamento, além de combaterem o nervosismo e favorecerem o sistema imunológico. Essa planta terapêutica pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, em mercados, na forma de sachês, ou em farmácias de manipulação.

Valeriana para a qualidade do sono

Boa-noite de sono com o uso de plantas terapêuticas

Rica em ácido isovalérico e valerênico, a planta valeriana é ideal para ajudar a enfrentar questões ligadas a insônia ou distúrbios do sono, graças às suas propriedades calmantes, relaxantes e sedativas.

Utilizada principalmente em cápsulas ou em forma de chá, essa planta eleva a qualidade do sono devido às substâncias sesquiterpênicas de sua composição, que possuem ação tranquilizante.

Em paralelo a essa propriedade, os ácidos presentes na valeriana também elevam a atividade de neurotransmissores como o GABA, aminoácido natural que estimula a sensação de calma e relaxamento corporal, reduzindo a agitação, o cansaço mental e induzindo ao sono.

Erva-cidreira no combate ao estresse

Utilizada de diferentes maneiras, desde chás até extratos naturais, a erva-cidreira é ideal para reduzir o estresse no dia a dia.

Isso porque ela possui em sua composição o ácido rosmarínico, que também intensifica a função de neurotransmissores no cérebro. Assim, estimula a sensação bem-estar e tranquilidade e reduz os sintomas de ansiedade e nervosismo.

Cravo-da-índia no combate ao cansaço

Plantas terapêuticas no combate ao cansaço

Uma ótima alternativa para reduzir a sensação de cansaço no dia a dia é o cravo-da-índia. Essa planta terapêutica tem a capacidade de relaxar os músculos, sendo inclusive muito utilizada em forma de óleo para massagens.

O aroma dessa espécie é um ótimo estimulante para elevar a disposição nas tarefas do dia a dia e combater a fadiga. Quando presente em óleos essenciais ou na base de géis fitoterápicos, o cravo-da-índia suaviza desconfortos musculares e gera alívio corporal.

Plantas terapêuticas que estimulam a concentração

A maca-peruana é uma planta nativa dos Andes do Peru, onde é amplamente utilizada, para fins desde medicinais até culinários, em forma de pó ou em cápsulas.

Para quem busca elevar a produtividade nas atividades do cotidiano, essa planta terapêutica é ideal, pois seu óleo essencial possui ácidos graxos que aprimoram o raciocínio, a concentração e o rendimento mental.

A raiz da maca-peruana atua diretamente no hipotálamo e na glândula pituitária, regiões do cérebro que auxiliam na melhoria do foco. Além dos estímulos mentais, o consumo dessa planta eleva a energia física e mental, à medida que aprimora a memória.

O uso dessas plantas terapêuticas – sempre com auxílio médico – pode elevar a saúde, o bem-estar e, consequentemente, a qualidade de vida.

Buscando promover os benefícios que o contato com a natureza proporciona, o Casa Batel, pré-lançamento da Construtora JN, irá integrar um projeto paisagístico repleto de espécies nativas com bela floração, aromas e frutas, atraindo pássaros que farão a trilha sonora do jardim deste icônico residencial.

Fachada do empreendimento CASA BATEL da Construtora JN
FACHADA – CASA BATEL

Em meio ao vívido verde do bairro, as plantas selecionadas irão compor uma paisagem com inúmeros tons de verde, contemplando os moradores com o frescor e os benefícios da proximidade com a natureza.

Leia mais: Os grandes vãos e aberturas da arquitetura contemporânea

Fonte: Casa Vogue, Saúde Abril e Tua Saúde

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.