1 / 0

News construtora jn

News construtora jn

Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades da Construtora JN

A influência da neuroarquitetura no bem-estar humano

Homem relaxando em poltrona de frente para a janela

Tempo de leitura: 5 minutos

Com o tema saúde em ascensão, os projetos da construção civil incorporam, cada vez mais, estudos e métodos para estimular o bem-estar, como os empreendimentos da Construtora JN. Nesse sentido, a neuroarquitetura vem para aplicar aos interiores um estudo neurocientífico que analisa a influência que os espaços físicos exercem no cérebro humano. Confira abaixo.

A neuroarquitetura

Essa ciência é aplicada aos projetos arquitetônicos com o intuito principal de elevar a qualidade de vida dos moradores, abrangendo conceitos e aplicações vantajosas para o bem-estar no cotidiano. No Brasil, o conceito vem conquistando lugar entre os profissionais da arquitetura, tanto em projetos residenciais como em projetos comerciais.

Independentemente do espaço, o objetivo maior é criar ambientes confortáveis e relaxantes, que gerem impactos positivos nas pessoas, como maior produtividade, concentração, relaxamento e qualidade em cada atividade do dia a dia.

Para proporcionar tais benefícios, uma parceria é realizada entre o arquiteto responsável pelo projeto e profissionais da saúde, que coletam dados e criam um planejamento em conformidade com as necessidades diárias do cliente.

Aplicação por estímulos

São diversas as formas de aplicar soluções da neuroarquitetura nos interiores. Uma delas é por meio do estímulo dos cinco sentidos, por exemplo utilizando aromas que instiguem o olfato e texturas que proporcionem aconchego por meio do tato.

Homem utilizando computador em ambiente bem iluminado

A integração de amplas janelas é outro fator essencial para estimular disposição, relaxamento, criatividade e bom humor. Esses e outros fatores podem ser influenciados por meio de ambientes bem ventilados, bem iluminados e com belas vistas externas, como é o caso do A.I.R. Cabral.

No que diz respeito ao projeto lumínico artificial, a aplicação de luzes amareladas é ideal para estimular a melatonina, o hormônio do sono, enquanto as luzes brancas funcionam melhor em ambientes que demandam maior foco e concentração. A seleção correta de móveis e a configuração funcional do espaço também favorecem a organização do ambiente, imprescindível para evitar estresse e ansiedade.

Benefícios

Homem dormindo confortavelmente na cama

A aplicação da neuroarquitetura nos espaços é capaz de transformar a relação que as pessoas têm com os ambientes que frequentam. Projetos arquitetônicos com um bom planejamento acústico, por exemplo, impedem incômodos e ruídos externos e exercem influência direta na qualidade do sono dos moradores.

No A.I.R. Cabral, soluções de isolamento acústico como mantas nas lajes, esquadrias de alta performance termoacústica e portas com atenuação acústica evitam estresses, interrupções e asseguram harmonia constante e descanso pleno aos moradores.

Leia mais: Gestão consciente de materiais no A.I.R. Cabral

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.