1 / 0

News construtora jn

News construtora jn

Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades da Construtora JN

6 maneiras de se manter saudável durante a pandemia

Construtora JN -: 6 maneiras de se manter saudável durante a pandemia

Tempo de leitura: 9 minutos

Em tempos de pandemia, por mais que a maioria esteja resguardada em isolamento social, é imprescindível incorporar hábitos à rotina para manter a saúde em dia. Mesmo isolados, continuamos consumindo produtos e/ou serviços que têm contato com o mundo exterior, e, diante disso, quanto maior é o cuidado com a nossa imunidade, menor é o risco de exposição a qualquer tipo de contágio. Confira abaixo alguns costumes fundamentais para se manter saudável durante a pandemia.

Alimentação

Mesmo para os que estão isolados, é essencial manter uma rotina alimentícia que inclua ao menos as 3 principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar, cada uma em seus devidos horários. É importante que elas sejam realizadas em horas semelhantes diariamente, e que sejam consumidas sem pressa, para que a digestão dos alimentos seja feita da melhor forma, gerando sensação de satisfação. Priorize mantimentos saudáveis, ricos em vitaminas, fibras e minerais, e, para pequenas refeições como o lanche da tarde, opte por alimentos naturais que sejam minimamente processados. Neste caso, amendoins e frutas são alternativas saudáveis e práticas.

Evite fumar

Normalmente, os fumantes são mais propensos a terem complicações de saúde, devido aos efeitos que o cigarro provoca em diversas partes do organismo. Muito além do vício em si, questões emocionais e agravadas pelo contexto da pandemia – como estresse e ansiedade – acabam sendo gatilhos para aumentar ainda mais o hábito de fumar. Por isso, o ideal é tentar manter-se são e distante das questões que estimulam o vício, distraindo-se com tarefas prazerosas e com o apoio dos familiares. Como os fumantes estão mais suscetíveis ao Coronavírus, é imprescindível adquirir a prática de atividades que reduzem o estresse e outras questões emocionais. Elas ajudam a manter a saúde do corpo e da mente, como é o caso da meditação e dos exercícios físicos.

Mantenha-se hidratado

Substância que compõe pelo menos 70% do corpo humano, a água é fundamental para o funcionamento do organismo, especialmente em períodos em que a saúde da população está em crise. Portanto, o ideal é hidratar-se regularmente várias vezes ao dia, sem substituir a água por refrigerantes, leites, ou outras bebidas. A ingestão de água pura é extremamente importante para desintoxicar o organismo e auxiliar na prevenção de doenças.

Higienização

Um dos métodos preventivos mais importantes deste momento, contra a contaminação da covid-19, é a lavagem das mãos com água e sabão. Para fins além da prevenção do Coronavírus, esse tipo de limpeza, quando realizado com frequência, reduz em, pelo menos, 40% o risco de contrair outras doenças como gripe ou conjuntivite, conforme aponta o Ministério da Saúde. Desta forma, a lavagem das mãos deve ser um hábito constante na rotina diária, assim como a higienização de objetos pessoais com álcool 70%, e de itens que venham de fora da casa, como compras e entregas.

Exercícios

Manter uma rotina de atividades físicas é um hábito extremamente benéfico para a saúde, para o melhor funcionamento do organismo e, inclusive, para a produtividade de quem está de home office. Para evitar complicações na saúde, na disposição e para elevar a energia corporal, o ideal é encontrar alguma atividade que possa ser realizada dentro das limitações atuais, sem que haja muita exposição. Seja uma corrida nas escadas, um alongamento, ioga ou dança, o importante é realizar exercícios para descarregar a tensão e o estresse do dia a dia. A frequência recomendada pela Organização Mundial da Saúde indica 30 minutos diários de atividade física para adultos, e uma hora diária para as crianças.

Saúde mental

Em períodos como este, em que a ansiedade, a incerteza e o estresse se fazem mais presentes, cuidar da saúde mental, e não só a do corpo, é fundamental. Para quem mantinha acompanhamento terapêutico, este tipo de consulta vem sendo bastante realizado por meio de vídeo-chamadas. Para manter o equilíbrio da mente, procure sempre manter contato com as pessoas próximas, e ocupar a cabeça com atividades relaxantes e que estimulam o cérebro, como ler um livro, ouvir música, assistir filmes ou aprender uma nova habilidade. Quanto melhor se lida com os sentimentos e pensamentos, mais saudável a mente se torna, como afirmam os psicólogos.

Leia mais: Home office: como montar o escritório ideal

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.