1 / 0

News construtora jn

News construtora jn

Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades da Construtora JN

4 benefícios gerados pelo contato com a natureza

Homem correndo em rua arborizada

Tempo de leitura: 7 minutos

Cada vez mais os universos da arquitetura e do design passam por uma ressignificação que incorpora a natureza e seus elementos nas construções e seus entornos. Agregando o conceito de biofilia às residências, o mercado da construção civil volta-se para a projeção de interiores com foco na saúde, no bem-estar e no conforto físico e mental. Saiba mais abaixo.

Design biofílico

Casa com design biofílico

Na arquitetura e no design de interiores, o desenho biofílico propõe conectar pessoas e natureza em prol do bem-estar humano e da sustentabilidade utilizando a integração de elementos naturais a projetos arquitetônicos. A principal forma de fazer isso é incorporando aos interiores itens como vegetação, pedras, luz natural, água, madeira, entre outros. A substituição de linhas retas por silhuetas botânicas e jogos de luz e sombra são outras fortes características do design biofílico. Seu propósito é estimular o relaxamento e a tranquilidade por meio da estética dos ambientes.

Disposição

Homem escrevendo em escritório com plantas

Diversos estudos analisaram os efeitos que ambientes artificiais como escritórios podem causar ao corpo humano. Uma pessoa que passa em média de 8 a 9 horas sentada em espaços como esses pode adquirir diversos problemas de saúde, como a redução das taxas de metabolismo e a elevação dos riscos de depressão, diabetes, doenças cardíacas e dores no corpo. Em contrapartida, projetos que incorporam a integração de natureza geram um aumento na criatividade e na produtividade dos que vivenciam esses espaços.

Relaxamento

Um forte elemento dessa tendência arquitetônica é, sem dúvidas, a madeira. Além de ser um material natural e versátil, há estudos que comprovam que ela é capaz de desacelerar o sistema nervoso autônomo, o que faz as repostas ligadas ao estresse diminuírem, proporcionando relaxamento. Sabe-se também que a madeira é um ótimo elemento para prover a sensação de bem-estar e aconchego, graças ao conforto térmico que proporciona. Para o A.I.R. Cabral, a Construtora JN projetou um piso de madeira maciça nos quartos e corredores a fim de gerar as melhores sensações.

Menos estresse e ansiedade

Outro aspecto de extrema importância para a saúde é o contato com verde nos projetos arquitetônicos. Há pesquisas que apontam que o risco de doenças mentais diminui com a proximidade com plantas, assim como os sintomas ligados à ansiedade e ao estresse. Para além disso, passeios por regiões arborizadas ou em parques já são suficientes para gerar efeitos positivos ao corpo humano. Por isso, empreendimentos inseridos em áreas verdes, como o A.I.R. Cabral, são fundamentais para incentivar um estilo de vida saudável e de qualidade.

Ar puro e agradável

Seja nos interiores ou nos arredores dos imóveis, a vegetação é fundamental para elevar a qualidade e a umidade do ar, o que mantém a temperatura agradável e neutraliza os índices de carbono nos ambientes. Evitando o contato com poluentes, reduz-se o risco de complicações e/ou doenças respiratórias. Essa qualidade de vida proporcionada pelo contato com o ar puro e com a natureza é associada, inclusive, a uma maior longevidade. Principalmente em locais repletos de bosques, parques e vegetação como o bairro do Cabral.

Com vantagens como essas, a Construtora JN , por meio do A.I.R. Cabral, mostra-se não apenas alinhada às tendências contemporâneas como também aos diferenciais que mais elevam a qualidade de vida e a saúde dos seus clientes.

Leia mais: Vantagens de comprar diretamente com a construtora

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.